Frameworks Categoria

Conheça os cursos gratuitos do WebDevBr! - Inscreva-se!

Um framework (ou arcabouço), em desenvolvimento de software, é uma abstração que une códigos comuns entre vários projetos de software provendo uma funcionalidade genérica. Um framework pode atingir uma funcionalidade específica, por configuração, durante a programação de uma aplicação. Ao contrário das bibliotecas, é o framework quem dita o fluxo de controle da aplicação, chamado de Inversão de Controle.

Cursos de Frameworks


Vídeos sobre Frameworks

Enviando email com Zend Mail

Enviando email com Zend Mail



Hangouts sobre Frameworks

6º Hangout CakePHP

Ingredientes: 1 Andre Cardoso​ 1 Erik Figueiredo​ Convidades a gosto 1 pitada de CakePHP 1 1/2 xícara de CakePHP 2 1 porção de CakePHP 3 Modo de preparo: Falar um pouco sobre a saída do CakePHP 1 e como migrar de versão, como começar no CakePHP 2 e as novidades do CakePHP 3.

5º Hangout de CakePHP - Console and Shells

Neste mês vamos falar sobre Console e Shells, como usar o Bake, personalizar a saída da View, o que é shell e como criar uma, como rodar uma cron job, schemas e tudo pra você dominar o console


4º Hangout CakePHP 3

Nesta 4ª edição do nosso hangout vamos falar do CakePHP 3, sobre as novas mudanças e como começar com esta versão.

3º Hangout CakePHP 2 - Segurança

Com muitos exemplos práticos Tayron Miranda, Juan Basso e eu (Erik Figueiredo), vamos falar sobre Segurança no CakePHP, quais as brechas que o pessoal deixa, gerenciamento de permissão com ACL, os * Injections (* = caracter chave que casa qualquer coisa), debugs e afins da vida. Para participar do 4º Hangout: https://plus.google.com/u/0/events/corifuc6k0dj331funp5ifsca68 - 4º Hangout CakePHP Os…


2º Hangout CakePHP 2 - TDD

Tema: TDD (Desenvolvimento Orientado a Testes). Um bate papo abordando as experiências do dia a dia, boas práticas e visão sobre TDD de Juan Basso, Thiago Belem, Tayron Miranda, André cardoso e Erik Figueiredo. Alguns links links interessantes: http://www.assando-sites.com.br - Cursos http://www.webdevbr.com.br - Cursos http://aldeiaco.com.br/cursos-aldeia - Coding Dojo (Indicação do André Car…

1º Hangout CakePHP 2

Tema: Do inciante ao avançado! Abordaremos as principais dúvidas do iniciante, e tentar guiar todos os níveis de devs CakePHP a encontrar o caminho do desenvolvimento com CakePHP para web ou sistemas particulares. Como prometido os links compartilhados: Dos participantes: http://www.tayron.com.br/blog - Blog http://blog.erikfigueiredo.com.br - Blog http://www.andrebian.com - Blog http://www.w…



Artigos sobre Frameworks

Slim Framework 3 para quem não conhece - Entendendo o padrão MVC na prática

Slim Framework é um microframework PHP que ajuda você a escrever rapidamente aplicações web simples mas poderosas e APIs. Extremamente simples de se usar o Slim Framework oferece uma rápida e poderosa maneira de criar aplicações web com flexibilidade e a possibilidade de expansão de uma forma que frameworks como Laravel, CakePHP ou outros frameworks full stack não poderiam, claro que não é p…

Login com Lembra de mim no CakePHP 3

Um recurso básico, mas ao mesmo tempo extremamento delicado e longe de ser simples, a não ser do ponto de visto de um tolo, o famoso checkbox "lembrar de mim" nos formulários de login merece uma atenção dedicada e constante. Neste artigo quero mostrar como implementar um "lembrar de mim" na autenticação do CakePHP 3. Não vamos usar a senha do usuário, em vez disso vou usar um token aleatório qu…


Conectando no banco de dados com o Eloquent - Entendendo o padrão MVC na prática

Continuando nossa série, desta vez quero mostrar como unir Illuminate/Database (vulgo Eloquent) e Slim Framework e assim prover-nos de uma sólida e eficiente camada de Model com ORM, Query Builder, multiplas conexões, tudo o que você tem direito e mais. Migrations Antes de configurar o Eloquent eu preciso de uma tabela no banco de dados (!!!), eu prezo muito a facilidade futura do deploy (publi…

Upload no Laravel 5

Neste artigo vamos falar um pouco sobre upload usando o Laravel 5.1, a grande vantagem que ví logo de cara é que ele usa o HttpFoundation nos bastidores, já comecei me sentindo em casa. Outra vantagem é que o \Input::file() automatiza tudo, é impressionante. O formulário Para o HTML do formulário eu crieu uma nova view em resouces/views/products/upload.blade.php com o seguinte código. <…


Silex - Controller como Classe, indo além

Um dos empecilhos que mais me incomodaram quando comecei com Silex é a forma como ele trabalha com controllers, da até pra criar um arquivo separado pra organizar, mas para quem gosta dos controllers em objetos fica tudo muito estranho (por falta de definição melhor). A solução, mas nem tanto Logo encontrei uma pequena página da documentação sobre o assunto e meu código mudou disso: $helloWord…

Laravel 5 - Eventos do Eloquent

Eventos são métodos (functions) que disparam automaticamente sempre que uma determinada ação é executada no seu banco de dados, imagine que você precisa fazer algo sempre que criar um novo registro, por exemplo, sempre que criar um novo usuário você quer criar um novo diretório para arquivos desta pessoa, vamos ver na prática. Entendendo o ciclo Os eventos disponíveis são estes listados a segui…


Slim Framework - Autenticação

Um micro framework muito bom que tenho usado cada vez mais é o Slim Framework, a documentação é clara,  é muito simples integrá-lo com qualquer componente PHP e eu adoro o mode (modos de uso), que são configurações específicas, por exemplo, para produção e desenvolvimento. Neste primeiro artigo que escrevo sobre o Slim quero mostrar um pouco sobre autenticação,  e claro, temos que configurar a c…

CakePHP 3 e relacionamentos entre tabelas

O artigo de número 100 não poderia deixar de ser sobre CakePHP, e desta vez quero falar um pouco sobre relacionamentos entre tabelas, um assunto que tira o sono de muita gente, vamos ver? hasOne - Um para um O relacionamento hasOne informa que um registro está relacionado a apenas um outro registro, por exemplo, um usuário pode ter apenas um perfil em uma rede social. Para definir um relaciona…


Migrations e Seeds no Laravel 5

Uma das primeiras coisa que faço quando começo a trabalhar em um novo projeto é modelar o banco de dados (acho que todo mundo, né) e de alguma forma passar a responsabilidade de criar e manter todas as tabelas ao PHP, para facilitar o deploy e eu não ter que ficar indo até o banco de dados toda hora (produtividade). E isso tem nome, chama migrations. Criando tabelas com Migration O Laravel 5 já…


* Parcelamento apenas cartão de crédito! Pode haver uma pequena variação no parcelamento em relação a simulações apresentadas!