Fazendo o PHP funcionar no console (CMD) do Windows + Instalando o Composer e o Git Artigo

Conheça os cursos gratuitos do WebDevBr! - Inscreva-se!


Este artigo foi publicado a 4 anos, 10 meses atrás.

Boas pessoal, quero estrear em breve uma nova categoria aqui no blog, Zend Framework 2, mas enquanto me preparo para essa nova empreitada aproveito e preparo vocês também para por acompanhar, e para isso vamos precisar de duas coisas, uma o PHP funcionando no console e o Composer instalado, então vamos lá:

Encontrado o caminho até o PHP

Pode parecer meio forçado começar o artigo com esse tema, mas tenho certeza que alguém vai vir me questionar sobre isso, então vou tentar ajudar, ok.

Se você usa algum pacote como Xampp ou Wamp basta acessar a pasta raiz que lá estará a php, exemplo:

Gostou deste artigo?

Receba atualizações semanais com novos artigos do WebDevBr e outras dicas!

C:xamppphp

Ou

C:wampphp

Claro que se você instalou em outro lugar, outra unidade (D: por exemplo) vai ter que adaptar isso.

Agora se você instalou o PHP separado e a versão é 5.4+ vai saber aonde ele está, já que o PHP só tem instalador (no site oficial) para o PHP 5. 3.27 e este vai ficar (nativamente) em C:\Program File\sPHP ou C:\Arquivos de Programas\PHP.

Se nenhuma das opções acima te ajudou o windows ainda tem um recurso fantástico  que pode ser acessado por F3 em qualquer janela do explorer, mas o local mais apropriado é no disco do sistema (normalmente o C:) ou meu computador.

Adicionando o PHP as variáveis (variável Path) do sistema

Essa parte costuma confundir um pouco, mas agora que sabemos aonde o php está fica fácil, basta pegar este caminho (ctrl+c, vulgo copiar) e teclar Win (logotipo do windows, entre ctrl e alt) + Pause/Break (do lado do Scroll Lock, perto de home, end, insert, Page Up...) e vai aparecer as Propriedades de Sistema, Conseguiu? Não: Iniciar > Computador, Clique com Botão direito > Propriedades.

Com as Propriedades de Sistema aberta na tela, acesse Configurações Avançadas de Sistema e depois Variáveis de Sistema (na aba Avançado) e encontre o grupo Variáveis de Ambiente e em seguida ache Path (na lista) (aqui tem um monte de telas pra você ver, clique em editar (Cuidado com o Remover).

Lembra que você copiou o endereço da pasta do PHP, então, no fim de Valor da variável adicione ponto-e-virgula (;) e em seguida o caminho que você copiou.

Salve, confirme e feche tudo, por fim copie o link deste artigo e cole no seu Facebook pra todos os seus amigos conhecerem.

Para testar tecle Win+R e execute o comando cmd, vai abrir o console, tecle php-v e de enter, se tudo der certo vai exibir a versão do PHP.

O que é o Composer

O Composer é um gerenciador de dependências para o PHP (traduzido da página oficial do projeto), em outras palavras é um instalador de arquivos PHP. É muito utilizado em diversos tutoriais e facilita a nossa vida e nosso trabalho, já que você não precisa montar aquela estrutura toda ou ficar baixando pacotes de arquivos para descompactar e configurar em diversos lugares, o composer vai usar o JSON para isso, então sempre que for instalar algo com o composer vai precisar se um arquivo.phar e um arquivo.json.

Instalando o Composer

Para instalar o Composer no PHP do Windows vamos primeiro habilitar o Open SSL, para isso vá até a pasta do php, e abra o arquivo php.ini. Dentro dele encontre a linha:

extension=php_openssl.dll

Se caso existir um # na frente remova (isso torna a linha um comentário no php.ini), se não existir essa linha adicione. Reinicie o PHP (resetando apache).

Caso esteja com o Console aberto, feche e abra novamente.

A partir deste momento temos duas formas de instalar o Composer.

Composer local

Esta forma é a mais utilizada, basta você abrir a página https://getcomposer.org/download/ escolher uma das duas formas de baixar o composer (usando php -r ou curl -sS) copiando o comando para o cmd, não importa qual escolher e arquivo tem cerca de 1mb e o resultado será o mesmo arquivo composer.phar no diretório que você está.

Para usar, coloque o composer.phar no diretório que vai usar e rode o comando:

php composer.phar --version

Composer global

Super simples, e é inclusive o método que utilizo hoje em dia,  vá até a página de download do Composer (https://getcomposer.org/download/) e encontre o Windows Installer  rolando a página um pouco para baixo, é só baixar e instalar normalmente (next, next, install...).

Se tiver com alguma janela do prompt de comando aberta, feche e abra novamente.

Para testar:

composer --version

Instalando o Git

O Composer não funciona sem o Git, se você ainda não tem no PC baixe neste link e instale, preste atenção no caminho da instalação.

Nas versões atuais do git, você não precisa adicionar nada nas variáveis de ambiente, mas se este não for o seu caso apenas adicione o caminho da pasta bin do Git na variável Path do Windows como fez com o PHP, aqui o caminho ficou assim:

;C:\Program Files\Git\bin

Nunca esqueça de separar os caminhos na variável Path com ponto e virgula (;).

Para testar, abra o console e rode git -version, deverá retornar a versão do git.

Conclusão

Com isso você já vai poder desenvolver com Git e Composer no Windows, super simples, né.

Vale também dar uma olhada no artigo Criando projetos com o Composer e também esse curso grátis sobre Composer.


Cursos relacionados


* Parcelamento apenas cartão de crédito! Pode haver uma pequena variação no parcelamento em relação a simulações apresentadas!